Imprimindo Esplendor, uma edição completa, anos após essa gravura em ponta-seca e maneira-negra ter sido finalizada com uma única prova impressa.

2022 | Goiânia

Importantes etapas do trabalho, como a preparação da placa e a limpeza da matriz entintada, precedem e sucedem o momento da gravação.

2015-2020 | São Paulo

O processo de gravação de Razão de Sambar, em ponta-seca e maneira-negra, envolveu a observação direta de larvas carniceiras e de um crânio de bezerro.

2019 | São Paulo

Gênese veio da matriz de Vazio, retrabalhada: são duas maneiras-negras, mas Vazio foi construída unicamente com o granidor criando as áreas em preto, sendo o branco da estampa onde, na matriz, o metal ficou intocado pela ferramenta; depois da impressão de uma tiragem de Vazio, a gravura Gênese foi feita usando raspadores e brunidores sobre as áreas de preto, abrindo os cinzas e brancos (procedimento mais usual na maneira-negra).

2019 | São Paulo

Noturna, uma pequena maneira-negra, foi uma das poucas gravuras devidamente finalizadas e editadas entre muitos trabalhos deixados de lado, durante uma obsessão momentânea por coletar insetos mortos para gravar.

2017-2018 | São Paulo

Ruína foi impressa em tricromia, processo de combinação das cores primárias a partir de três matrizes, utilizando um simples registro em 'L'.

2016 | São Paulo